Formato ultima geração

Imagem que mostra o logo do google chtome
A google criou um formato de imagem para melhorar a performance dos sites junto aos navegadores.


O formato de imagens WebP é um formato de imagem criado pela Google que pode reduzir em aproximadamente 40% do peso das imagens. Mas como tudo que é novo ele ainda não é suportado por todos os browsers. O ideal é você servir em mais de um formato. WebP e jpg, por exemplo. Caso o navegador do usuário não suporte WebP ele carrega o jpg.

E aqui um detalhe importante: Você lembra que no tópico sugestões de tamanhos nós passamos que a boa prática é ter 4 ou 5 imagens do gato com novelo de lã no servidor? Uma para cada tipo de resolução? Então, para melhor a performance estamos sugerindo que você tenha mais umas 4 ou 5. Isso mesmo. Se no seu site você for exibir uma imagem de um gato com novelo de lã, nós recomendamos que você suba em seu servidor umas 8 imagens do gato com a lã.

4 no formato WebP com tamanhos diferentes, onde cada um é indicado para um tipo de resolução.

E 4 em algum formato mais popular, um jpg por exemplo. Igualmente de tamanhos diferentes e igualmente cada tamanho para cada tipo de resolução.

Imagem que mostra uma tag img onde está destacada a melhor maneira de servir imagens de última geração.

Inúmeras imagens webp com a sugestão de largura/tamanho de device. Inúmeras imagens jpg com a sugestão de largura/tamanho de device.

Na imagem acima nós apresentamos como tratamos este ponto aqui na Pipeline. Repare que para apresentar uma imagem no site nós subimos para o o servidor varias versões da imagem no formato WebP (sinalizaod com verde), e várias versões no formato jpg (sinalizado com azul). Ocupa muito espaço, é verdade. Mas quando falamos de performance e desempenho é importante ter um servidor robusto para o site poder performar.




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 20204 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas.

Fale comigo pelo whats WhatsApp

PERGUNTAS FREQUENTES


Search Engine Optimizantion, que significa otimização para os mecanismos de busca. SEO se trata de todo o conjunto de técnicas e boas práticas necessárias para fazer um site ranquear melhor no google. Lembre-se sempre que o desejado é que seu site apareça na primeira página. SEO é o conjunto de técnicas necessárias para fazer isso acontecer. Neste post apresentamos como tratamos o SEO dos sites produzidos na casa.

Do inglês, página de aterrisagem. Quando vamos trabalhar campanhas de mkt digital, seja no google ou nas redes sociais, não é boa prática trazer os usuários para nossa home page. O ideal é que façamos uma página específica para a campanha. Com gatilhos de escassez, preço, … Esta página é a página onde queremos fazer os usuários “aterrissarem” no nosso site. E ela tem por missão, depois de usuário aterrissar, fazer com que ele toma alguma ação, como uma compra. Por exemplo. Uma landing page é, portanto, uma página que criamos para uma campanha e esperamos que os visitantes aterrizem e tomem alguma ação.

Ambos. O site é importante para você apresentar todas as informações do seu trabalho de forma agrupada e organizada. Sem falar em toda a credibilidade que ele ajuda criar dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais são importantes para humanizar o empreendimento. Pessoas não se relacionam com empresas, pessoas se relacionam com pessoas. Mas caso haja dúvida sobre por qual deles começar, nós falamos um pouco mais sobre o assunto neste post.


VER TODAS AS PERGUNTAS

FALE CONOSCO


Se você tem dúvidas ou sugetões, ou se quiser pedir um orçamento sinta-se á vontade para entrar em contato.