Explicar a imagem para a google

Imagem que mostra um jovem explicando programação para outro.
Procure sempre explicar para os buscadores qual o significado de cada imagem que você coloca em seu site.


Um dos pontos mais importantes para quem trabalha com SEO é criar um conteúdo legível pela google, e ter sempre em mente a celebre frase:

A missão da google é entregar para o usuário que fez a pesquisa o conteúdo mais relevante.

E as imagens são parte importantíssima de uma estratégia de conteúdo. Um post com imagens é um post mais enriquecido e o google entende como mais relevante portanto. Mas de nada adianta enriquecermos nosso material se não conseguirmos explicar para o buscador do que se trata cada imagem e qual sua relação com o texto.

Existe 4 ferramentas que nos ajudam a fazer isto. A saber: Nome de arquivo, texto alternativo, legenda e title.

Para entendermos cada uma delas e quais as melhores práticas vamos lançar mão de uma ilustração. Vamos supor que você possua um gatil e queira que seu site ranqueie bem quando as pessoas procuram por “filhotes de gato”. E por fim vamos imaginar que no você escreveu um post falando de qualidade de vida dos gatos, e no topo do post tem o clássico banner do gato com novelo de lã.

Qual deve ser o nome do arquivo? A imagem do banner é um arquivo, e o nome do arquivo ajuda muito o google a entender do que se trata a imagem. Por isso tem se como boa prática nomear o arquivo como banner-gato-com-novelo-la.webp, por exemplo. O nome explica a imagem.

Arquivo nomeado e carregado para o servidor chega a hora de tratarmos texto alternativo, legenda e title.

Texto alternativo é o texto que aparece quando a imagem não é carregada corretamente. Pode acontecer, em função de um problema técnico ou outro, de o navegador não conseguir exibir a imagem para o visitante. Nessas situações ele exibe o texto alternativo.

Além de ajudar com a experiência do usuário o texto alternativo pode ser extremamente útil para a comunicação com o google. É mais um local que temos para explicar do que se trata a imagem. A sugestão é tratá-lo como o nome do arquivo. Uma explicação simples da imagem. No caso de um banner de um gato com um novelo de lã a sugestão seria colocar um texto alternativo do tipo: Imagem de um gato com um novelo de lã.

A legenda e o atributo title por permitirem uma frase um pouco maior, podem ser utilizados para mostrar a relação da imagem com o texto. Seguindo a ilustração do post sobre qualidade de vida uma sugestão de legenda e/ou title seria: Nossos gatos esbanjam vitalidade e alegria brincando com novelos de lã. Repare: não se trata mais de explicar e imagem, e sim a sua relação com o conteúdo. Explicar para o buscador o motivo de ela estar ali.




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 20204 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas.

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PERGUNTAS FREQUENTES


Do inglês, página de aterrisagem. Quando vamos trabalhar campanhas de mkt digital, seja no google ou nas redes sociais, não é boa prática trazer os usuários para nossa home page. O ideal é que façamos uma página específica para a campanha. Com gatilhos de escassez, preço, … Esta página é a página onde queremos fazer os usuários “aterrissarem” no nosso site. E ela tem por missão, depois de usuário aterrissar, fazer com que ele toma alguma ação, como uma compra. Por exemplo. Uma landing page é, portanto, uma página que criamos para uma campanha e esperamos que os visitantes aterrizem e tomem alguma ação.

Ambos. O site é importante para você apresentar todas as informações do seu trabalho de forma agrupada e organizada. Sem falar em toda a credibilidade que ele ajuda criar dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais são importantes para humanizar o empreendimento. Pessoas não se relacionam com empresas, pessoas se relacionam com pessoas. Mas caso haja dúvida sobre por qual deles começar, nós falamos um pouco mais sobre o assunto neste post.

Tráfego de um site se trata de o número de visitas que ele recebe por mês, dia ou semana. Quanto maior o número de visitas, maior o tráfego do site. Tráfego orgânico é aquele em que você não precisa pagar nada para gerá-lo. Se você compartilhar um post do seu blog em alguma rede social e seus amigos clicarem, você gerou tráfego sem gastar nada. Este é o chamado tráfego orgânico. Mas quando falamos em vendas é necessário um volume maior de visitantes, daí a necessidade de se impulsionar os posts nas redes sociais e no google. É necessário que você coloque dinheiro para trazer mais visitas. Todo o tráfego que exige investimentos é chamado de tráfego pago.


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