Para falarmos de dados estruturados precisamos sempre lembrar que a missão da google é entregar o conteúdo mais relevante para o usuário que fez a pesquisa. Para identificar o quão relevante é o conteúdo de sua página ela precisa ser o mais legível possível pela google.
Segundo a própria google:
“Os dados estruturados são um formato padronizado para fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo dela. Por exemplo, em uma página de receitas, quais são os ingredientes, o tempo e a temperatura de cozimento, as calorias e assim por diante.”
Existem 03 maneiras de entregarmos os dados estruturados para os robôs da google. Uma é através de um json, a outra é com os microdados e a terceira é com RDF´s.
Não vamos aqui nos aprofundar muito sobre como e quais as melhores maneiras de se implementar dados estruturados em uma página web. Este não é o objetivo deste post. Aqui queremos apenas transmitir que eles são uma das mais importantes estratégias de SEO. E que por enquanto estamos terceirizando sua implementação para o plugin yoast.
Mas acreditamos piamente na ideia de é melhor fazer uma implementação manual. Isso nos dará mais liberdade e performance para nossos clientes. Estamos migrando para implementação dos microdados, utilizando o dicionário do Schema.org.
Caso você queira saber como os dados estruturados de seu site estão sendo entregues para a google basta a acessar:
https://developers.google.com/search/docs/advanced/structured-data
Clicar em “Acesse o Schema markup validator”, conforme a imagem
Colocar a url de seu site, e ver os erros e avisos gerados pela google.
Para saber mais sobre microdados, visite:
https://developers.google.com/search/docs/advanced/structured-data/intro-structured-data?hl=pt-br