Dados estruturados

Imagem que mostra um trecho de código html
Um código legível pela google é importante para que ela entenda o conteúdo de sua página


Para falarmos de dados estruturados precisamos sempre lembrar que a missão da google é entregar o conteúdo mais relevante para o usuário que fez a pesquisa. Para identificar o quão relevante é o conteúdo de sua página ela precisa ser o mais legível possível pela google.

Segundo a própria google:

“Os dados estruturados são um formato padronizado para fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo dela. Por exemplo, em uma página de receitas, quais são os ingredientes, o tempo e a temperatura de cozimento, as calorias e assim por diante.”

Existem 03 maneiras de entregarmos os dados estruturados para os robôs da google. Uma é através de um json, a outra é com os microdados e a terceira é com RDF´s.

Não vamos aqui nos aprofundar muito sobre como e quais as melhores maneiras de se implementar dados estruturados em uma página web. Este não é o objetivo deste post. Aqui queremos apenas transmitir que eles são uma das mais importantes estratégias de SEO. E que por enquanto estamos terceirizando sua implementação para o plugin yoast.

Mas acreditamos piamente na ideia de é melhor fazer uma implementação manual. Isso nos dará mais liberdade e performance para nossos clientes. Estamos migrando para implementação dos microdados, utilizando o dicionário do Schema.org.

Caso você queira saber como os dados estruturados de seu site estão sendo entregues para a google basta a acessar:

https://developers.google.com/search/docs/advanced/structured-data

Clicar em “Acesse o Schema markup validator”, conforme a imagem

Imagem que mostra o print screen da ferramenta da google que testa os dados estruturados dos sites publicados na internet

Esta é a ferramenta da google para quem quer testar os dados estruturados de seu site

Colocar a url de seu site, e ver os erros e avisos gerados pela google.

Imagem que mostra o relatório gerado pela ferramenta da google de teste de dados estruturados

Este é o relatório gerado pela google

Para saber mais sobre microdados, visite:

https://developers.google.com/search/docs/advanced/structured-data/intro-structured-data?hl=pt-br




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 20204 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas.

Fale comigo pelo whats WhatsApp

PERGUNTAS FREQUENTES


Do inglês, página de aterrisagem. Quando vamos trabalhar campanhas de mkt digital, seja no google ou nas redes sociais, não é boa prática trazer os usuários para nossa home page. O ideal é que façamos uma página específica para a campanha. Com gatilhos de escassez, preço, … Esta página é a página onde queremos fazer os usuários “aterrissarem” no nosso site. E ela tem por missão, depois de usuário aterrissar, fazer com que ele toma alguma ação, como uma compra. Por exemplo. Uma landing page é, portanto, uma página que criamos para uma campanha e esperamos que os visitantes aterrizem e tomem alguma ação.

Ambos. O site é importante para você apresentar todas as informações do seu trabalho de forma agrupada e organizada. Sem falar em toda a credibilidade que ele ajuda criar dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais são importantes para humanizar o empreendimento. Pessoas não se relacionam com empresas, pessoas se relacionam com pessoas. Mas caso haja dúvida sobre por qual deles começar, nós falamos um pouco mais sobre o assunto neste post.

Depende do nível de profissionalismo que você procura. Profissionalismo não é uma grandeza binária. É escalar. Não se trata de preto ou branco, mas sim uma enorme escala de cinza. Repare neste post sobre SEO, tudo o que nós embarcamos em um site para que ele performe bem. E se pergunte se é possível fazer tudo isso por R$ 350,00 ou R$ 400,00. Isto não significa dizer que agências que trabalhem com gatilhos de preço sejam amadoras, de forma alguma. Isto é para mostrar que o conceito de “profissionalismo” é muito relativo, e a resposta para esta pergunta é: Depende. Depende do nível de profissionalismo que você procura.


VER TODAS AS PERGUNTAS

FALE CONOSCO


Se você tem dúvidas ou sugetões, ou se quiser pedir um orçamento sinta-se á vontade para entrar em contato.