Meta tags são etiquetas. Assim como algumas lojas colocam etiquetas nos produtos para fornecer maiores informações ao comprador, as meta tags que colocamos nos cabeçalhos das páginas web fornecem informações sobre as páginas para os buscadores.
Entre as principais meta tags que precisam ser configuradas em um site podemos citar:
- Title: Ela informa aos navegadores e motores de busca qual é o título da página, e sua importância se deve ao fato de que uma página que intitulada como “Receita de bolo” não será considerada relevante para usuários que pesquisarem por “Pneu de carro”.
- Meta Keywors: Elas já foram o principal fator de ranqueamento e um site, hoje são apenas mais um número no cálculo do page rank. Keywords, do inglês, palavras chave. Elas tem a missão de dizer para os buscadores que você gostaria que sua página aparecesse em um determinado resultado de pesquisa. Por exemplo, se no seu blog existe um post ensinando a fazer um bolo de chocolate e você gostaria que ele aprecesse quando as pessoas procurarem por “receita de bolo” você deve configurar as Keywords para “receita de bolo”.
- Meta Description: Após informar aos buscadores em quais resultados de pesquisa você gostaria que suas páginas/posts aparecessem, é importante fornecer um breve resumo. Isso ajuda os mecanismos a identificarem a relevância do conteúdo.
Existe uma infinidade de meta tags que devem ser levadas em consideração quando falamos de SEO, mas como objetivo neste post não é nos aprofundarmos no assunto e sim chamar a atenção para sua importância e passar que terceirizamos este trabalho para o Yoast, nós não vamos passar por todas elas. Mas caso você queira saber mais nós sugerimos este post da rock content: