Cache significa esconder. E esta estratégia de SEO consiste em colocar/esconder na memória de quem acessou o site uma série de informações. Assim, da próxima vez que ele acessar o site não será necessário ir até ao servidor pegar todas as informações. Muitas delas já vão estar na memória, promovendo um ganho de performance extremamente relevante.
Sua importância para SEO se dá em função do fato de a google considerar a experiencia do usuário como um dos pilares no cálculo do page rank. Um site que promove uma melhor experiência para quem acessa fica mais bem pontuado.
Existe uma infinidade de maneiras de se construir políticas de cache em um site. Desde inserindo algumas linhas de código no arquivo htaccess até buscando algum plugin nos diretórios de plugins do wordpress.
Aqui na Pipeline gostamos de fazer isso com o plugin Hummingbird por 03 motivos:
- Porque ele nos permite configura uma série de opções de políticas de cache.
- Consideramos ser o mais intuitivo e o que menos conflita com os arquivos .js de outros plugins.
- Ele Ajuda muito nas questões de adiamento de renderização de scripts de plugins de terceiros. Este ponto é assunto do próximo post .
Como já citado anteriormente existe uma infinidade de masseiras de se trabalhar cache de memória, mas nosso objetivo neste post é chamar atenção para sua importância e mostrar como tratamos as politicas de cahe aqui na Pipeline.
Caso você queira entender um pouco melhor o assunto sugerimos este post da godaddy: