Para quem é:
Entenda que negócios locais são aqueles que o cliente precisa ir até a empresa, como um dentista, por exemplo. Não há como um dentista de Porto Alegre fazer uma extração de siso de uma pessoa que está em São Paulo. O cliente precisa ir até o consultório. O mesmo serve para oficinas mecânicas, pré-escolas, etc. Todo o negócio em que não é possível de se atender por vídeo chamadas, todo o negócio onde o cliente precisa ir até a empresa é chamado de negócio local.
Como começou:
Para melhor compreendermos o que é o Gogle Meu Negócio, precisamos falar um pouco da sua história.
Em fevereiro de 2005 a google lançou o google maps. Com ele veio a oportunidade de negócios locais aparecerem no mapa. Assim, junto com o maps a google lançava o Google Places. Uma ferramenta simples com poucas funcionalidades, visto que o único objetivo era permitir que negócios locais mostrassem sua existência no maps.
Em 2012, na tentativa de entrar na briga das redes sociais, a google aproxima o Google Places do mal fadado Google Plus, criando o Google Plus Local. Como tudo que envolve o Google Plus, a aproximação foi um fracasso, e em junho de 2014 a google lança então o Google Meu Negócio, representado neste post por sua abreviação, o GMN.
Note que a ferramenta nasce da união de duas situações importantes:
1 – A possibilidade de negócios locais aparecerem no mapa.
2 – A tentativa da Google de entrar na briga das redes sociais.
As atualizações que mudaram o jogo:
Dentre as inúmeras atualizações, a mais marcante que a google trouxe em 2014 com o GMN foi a de apresentar os perfis de empresas nos resultados de pesquisa. Esse foi o grande pulo do gato. O Places e o Plus Local só apresentavam as empresas cadastradas quando alguém procurava alguma coisa no Maps. E convenhamos né, ninguém procura nada no maps. Era como ter uma loja no deserto.
Mas em 2014 o jogo mudou. A partir daí, sempre que alguém procura por chapeação e pintura no google, além de uma lista de sites aparece também uma lista de empresas próximas a quem fez a pesquisa. Note que estamos falando de pequenos negócios locais aparecendo para as pessoas que estão procurando por eles.
E é aí que reside a importância de negócios locais terem vistas e atenção ao GMN. Centenas de pessoas tiram o celular do bolso para procurar por produtos e serviços no google todos os dias. O GMN é a maneira mais fácil de seu trabalho aparecer para pessoas que estão procurando por ele na sua região.
Indo além das buscas da google.
Hoje em dia o GMN é uma ferramenta que pode entregar informações importantes de seu trabalho para quem está procurando por ele.
- Horário de funcionamento. Mais do que dizer que horas abre e que horas fecha, o campo de horário de funcionamento é importante para você informar se estará aberto nos feriados. Se você costuma trabalhar em algum feriado outro é fundamental que você coloque isso no seu GMN. Se seu concorrente estiver fechado, e algum cliente pesquisar no maps, sua empresa aparecerá com maior relevância, pois neste dia estará aberta.
- Localização e rotas. Esta é uma facilidade importante que a google oferece gratuitamente para negócios locais. Lembre que o cliente precisa ir até você. Com o maps da google, além de ver a localização de seu estabelecimento, ele pode planejar e melhor rota.
- Apresentar produtos e serviços. No seu GMN você pode cadastrar os produtos que você vende ou os serviços que você presta. Assim a comunicação de sua empresa fica muito mais eficiente.
- Comentários de clientes satisfeitos. Quando pedimos um uber nós sempre damos uma olhada em quantas estrelas o motorista não é mesmo? Você pode ser uma empresa local com 5 estrelas na google.. Ter 5 estrelas e depoimentos de clientes satisfeitos pesa muito na hora de um cliente decidir para qual negócio local ele irá se dirigir.
Portanto, e finalmente, podemos dizer que o GMN é a ferramenta da Google que permite que pequenos negócios locais apareçam para pessoas que estão procurando por eles no seu bairro ou região.
E devemos nos preocupar com ele porque é a maneira mais fácil, simples e prática de fazer seu trabalho aparecer nos resultados de pesquisa da google.
Mais visibilidade, mais clientes.