No post Acessando perfil de empresa no google meu negócio eu mostro como você acessa o campo nome da empresa no google meu negócio. Este é o primeiro passo para poder editá-lo.
Mas por que é tão importante, a ponto de ganhar um post inteiro só para ele, não é mesmo?
Construção de autoridade, relevância e vendas.
- Um nome que transmite profissionalismo e confiança aumenta sua autoridade e ajuda a construir uma reputação positiva.
- Um nome que se conecta com o público-alvo e o nicho de mercado que você quer atingir garante que você seja relevante e encontrado pelas pessoas certas.
- Um nome que te ajude a ser encontrado e demonstre sua autoridade faz com que mais pessoas interajam com você. Mais interações, mais vendas.
Como escolher um nome de empresas para o google meu negócio?
- Pense no seu Público-Alvo:
- Quem você quer atingir? Quais são seus gostos e preferências?
- O nome deve se conectar com o seu público.
- Seja Claro e Conciso:
- Evite nomes muito longos ou complicados.
- Nomes curtos e simples são mais fáceis de lembrar.
- Verifique a Disponibilidade:
- Pesquise se o nome já está sendo usado por outra empresa.
- Verifique a disponibilidade do domínio na internet e nas redes sociais.
- Peça Opiniões:
- Mostre suas opções para amigos, familiares ou clientes em potencial.
- O feedback pode te ajudar a tomar a decisão final.
Devo colocar palavras chave no nome da minha empresa?
Eu recomendo que não, mas primeiro vamos ao conceito de “palavras-chave”, e como algumas empresas as utilizam no campo nome, que talvez nem todos estejam familiarizados.
Vamos supor que seu carro estragou e você precisa de um mecânico. Você abrira o google e digitará oficina mecânica. Neste cenário as palavras OFICINA e MECÂNICA são as palavras-chave de sua busca. Palavras-chave são as palavras que colocamos nos buscadores quando buscamos por algum produto e serviço.
Colocar palavras-chave no nome da empresa seria o seguinte:
Imagine um canil que cria cães da raça fila brasileiro. Vamos supor que o nome do canil seja Gigantes do Brasil. Se este canil, no campo nome da empresa colocar coisas do tipo: Fila brasileiro, fila barato, fila entrega em todo o Brasil ele estrar colocando possíveis palavras-chave no nome.
Isto posto, voltemos a pergunta: Devemos colocar palavras-chave no nome da empresa?
Não.
Muitos profissionais de marketing recomendam que sim, alegando que isso aumenta a visibilidade se seu perfil. De fato aumenta, os números mostram. Mas a google em suas diretrizes de utilização do google meu negócio informa que esta prática é passível de punição e até mesmo banimento do perfil.
A google entende que ficar colocando palavras-chave no campo nome da empresa é uma tentativa de enganar o buscador e o mercado. Eu acredito que o melhor lugar para você trabalhar campanhas de palavras-chave seja o campo atualizações. Sim, postando atualizações frequentes com textos que direcionam para posts em blogs. Um post em um blog te permite entregar um conteúdo mais denso e a google entende que seu trabalho é relevante para aquela palavra-chave.
Colocá-las no campo nome da empresa é um tiro no pé e você será punido.
Você pode acessar as diretrizes seguindo o link: Diretrizes para representar sua empresa no Google.
E temos, pela própria google em suas diretrizes:
“A inclusão de informações desnecessárias no nome da empresa não é permitida e pode resultar na suspensão do seu Perfil de empresa.”
Utilize, portanto, o campo nome da empresa para criar raptor da maneira certa. Escolha um bom nome para sua empresa. Se ele transmitir profissionalismo, autoridade e relevância não haverá a necessidade de ficar colocando palavras chave