Minha estratégia de conteúdo para o ranqueamento de marca da Pipeline

Construir uma presença digital forte no Google exige mais do que apenas criar um site e redes sociais. O verdadeiro poder está no conteúdo do seu blog. Mas a maioria das pessoas esbarra nas mesmas dúvidas: o que postar? Será que meus posts serão bons o suficiente? Vale a pena?

 

A boa notícia é que sim vale a pena, e muito. Eu cheguei na primeira página do Google, e neste post vou mostrar como, e os conceitos por trás da estratégia de conteúdo para ranqueamento de marca que utilizei. Funcionou para mim, funciona para você também.

 

Sempre que falamos em estratégias de marketing temos que ter clareza sobre qual o objetivo a se alcançar. Se não há objetivos, para que uma estratégia?

Quando o objetivo é fazer um trabalho de ranqueamento de marca, precisamos entender que este objetivo pede uma determinada estratégia. E que, quando queremos ranquear entre os grandes players do nosso mercado, estamos falando de um objetivo completamente diferente, e que, evidentemente, pedirá uma estratégia muito mais robusta.

 

Por que a Estratégia de Conteúdo é Essencial para o Ranqueamento de Marca?

A missão do Google é entregar para o usuário o conteúdo mais relevante. Se você tem apenas as tradicionais páginas “quem somos, serviços e contato”, você está entregando muito pouca coisa para o Google avaliar. A única maneira que o Google tem de ver seu site como relevante é através do conteúdo que você publica.

 

Minha Estratégia de Conteúdo no Blog da Pipeline

Vamos ao que interessa. Para começar a popular o blog da Pipeline, eu adotei a estratégia de conteúdo educativo. Posts como este que você está lendo têm por objetivo educar os clientes. Não é o tipo de conteúdo que vai me colocar na briga entre os grandes, mas é extremamente útil para uma estratégia de ranqueamento de marca.

Ensinar as pessoas como o trabalho é feito é uma maneira poderosa de mostrar para o Google que você entende do assunto, e assim fazer com que ele veja seu trabalho como relevante.

 

Com o conteúdo educativo, podemos:

  • Colocar os primeiros pilares da nossa construção de autoridade.
  • Criar categorias e trabalhar o conceito de silos de conteúdo.
  • Criar séries de posts e trabalhar o conceito de cluster topic.
  • Criar tags e colocar os primeiros alicerces da nossa navegação interna.

 

E tudo isso sem falar no suporte incrível que ter conteúdo educativo pode oferecer ao seu trabalho de prospecção e vendas. Assim como o Google, seus prospects também notarão mais autoridade se você conseguir mostrar para eles como você faz o trabalho.

 

Então, bora educar as pessoas! Bora iniciar seu blog, seus silos, seus clusters e sua navegação interna para que sua estratégia de ranqueamento e autoridade de marca comece a acontecer, tanto no on como no off-line!