Como faço para meu site aparecer no google?

screenshoot que mostra um resultado de pesquisa da google
O google são as páginas amarelas da internet. Faça seu site aparecer aqui.


O google é o lugar onde as pessoas procuram produtos e servições. E é desinteligente ficar de fora. Seu trabalho não será encontrado por quem está procurando por ele.

Muitas pessoas acreditam que basta fazer um site e ele é automaticamente localizado pelo google, mas não é assim que funciona. Você precisa “indexar” seu site.

Assim como o índice de um livro serve para mostrar aonde encontramos o conteúdo que queremos ler, a indexação no google cumpre a mesma missão.

Precisamos dizer para o google em qual endereço da web está o nosso site. 

E para indexar seu site você precisa seguir estes passos:

 

1 — Acesse o search consele

https://search.google.com/search-console/about?hl=pt-BR

 

2 — Informe o domínio do seu site

Imagem de um screenshoot que mostra o segundo passo para indexar seu site no search console.

Imagem do segundo passo no search console.

 

3 — copie o txt

Imagem de um screenshoot que mostra o segundo passo para indexar seu site no search console.

Imagem do terceiro passo no search console.

 

4 — Cole nos apontamentos de dns de seu site

A forma de como colar o texto de verificação da google nos apontamentos de dns varia muito de servidor para servidor. Sugerimos que você entre em contato com o suporte do seu servidor. Eles normalmente colam o apontamento para você.

 

5 — Depois de o txt de apontamento colado, clique em verificar

Você receberá uma mensagem de sucesso e será direcionado para o painel do serach console.

 

Para verificar se seu site foi indexado faça uma pesquisa por:

site: endereco-do-site.com.br

Imagem que mostra a verificação do site da pipeline.

Imagem que ilustra como você pode verificar se seu site foi indexado no google.

 

O fato de seu site ter sido indexado não significa dizer que ele aparecerá na primeira página.

Indexar um site significa dizer para o google que seu site existe.

Colocá-lo na primeira página são outros quinhentos.

Para isso você precisa fazer um trabalho de SEO – Search Engine Optimization. Temos, neste post, uma lista de estratégias que utilizamos para melhorar o SEO dos sites..

Mas, para indexar, basta seguir a receita de bolo acima.

 

Curiosidade:

Quando indexamos o site da Pipeline ele aprecia na sexta página, conforme o print.

Screenshot que mostra a pipeline na página 6 do google.

Imagem que mostra a posição do site da Pipeline no dia em que foi indexado.

 




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 20204 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas.

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PERGUNTAS FREQUENTES


Ambos. O site é importante para você apresentar todas as informações do seu trabalho de forma agrupada e organizada. Sem falar em toda a credibilidade que ele ajuda criar dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais são importantes para humanizar o empreendimento. Pessoas não se relacionam com empresas, pessoas se relacionam com pessoas. Mas caso haja dúvida sobre por qual deles começar, nós falamos um pouco mais sobre o assunto neste post.

Do inglês, página de aterrisagem. Quando vamos trabalhar campanhas de mkt digital, seja no google ou nas redes sociais, não é boa prática trazer os usuários para nossa home page. O ideal é que façamos uma página específica para a campanha. Com gatilhos de escassez, preço, … Esta página é a página onde queremos fazer os usuários “aterrissarem” no nosso site. E ela tem por missão, depois de usuário aterrissar, fazer com que ele toma alguma ação, como uma compra. Por exemplo. Uma landing page é, portanto, uma página que criamos para uma campanha e esperamos que os visitantes aterrizem e tomem alguma ação.

Tráfego de um site se trata de o número de visitas que ele recebe por mês, dia ou semana. Quanto maior o número de visitas, maior o tráfego do site. Tráfego orgânico é aquele em que você não precisa pagar nada para gerá-lo. Se você compartilhar um post do seu blog em alguma rede social e seus amigos clicarem, você gerou tráfego sem gastar nada. Este é o chamado tráfego orgânico. Mas quando falamos em vendas é necessário um volume maior de visitantes, daí a necessidade de se impulsionar os posts nas redes sociais e no google. É necessário que você coloque dinheiro para trazer mais visitas. Todo o tráfego que exige investimentos é chamado de tráfego pago.


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