Boas práticas de SEO

Imagem de um celular exibindo o formulário de pesquisa do google
O formulário de pesquisa do google deve ser o melhor amigo de seu site. Veja nossas dicas de bosa práticas para melhorar a relação.


Search engine optimization – SEO

Otimização para mecanismos de busca

Seja bem-vindo á nossa lista de boas práticas SEO. Os itens de 01 a 08 são relativos ao conteúdo de seu site. Ações que você deve tomar na hora de publicar seu material. Os itens de 09 ao 15 são relativos á parte técnica. São boas práticas que nós na Pipeline sempre tomamos antes de entregar um site.

 

1 — Blog posting

Quando falamos em google, estamos falando de blog posting

Se você não faz publicações frequentes em seu site, o google entende que o conteúdo é desatualizado, e,  portanto, menos relevante do que o conteúdo de sites que rebem atualizações constantes.

Caso você não queira gerar conteúdo para seu site, campanhas de links patrocinados são mais recomendados.

 

2 — Solução de problemas

Quem busca informações no google busca solução de um problema.  Portanto, é importante você saber qual o problema sua empresa resolve e direcionar o conteúdo do seu blog para a apresentação destas soluções.

 

3 — Publico alvo

Identifique seu público alvo, defina sua persona. É recomendável que o conteúdo de seu blog seja direcionado para um grupo de pessoas. Conteúdos generalistas não costumam gerar engajamento e construção de audiência.

 

4 —  Google trends

Utilize o google trends para auxiliar no planejamento de seus posts. Google trends, a grosso modo, é uma ferramenta que ajuda a identificar as palavras mais buscadas. Identificando as tendências de pesquisas em seu nicho você escreve o conteúdo que as pessoas querem ler.

 

5 — Key planner

Utilize o planejador de palavras do google. Este serviço sugere palavras parecidas com a que você deseja. Por exemplo, um dentista que trabalha com ortodontia. Se colocarmos ortodontia no planejador de palavras, ele pode sugerir aparelho móvel, aparelho fixo, ….. Dessa forma você encontra maiores oportunidades de escrever conteúdos que estão sendo procurados.

 

7 — Títulos e subtítulos

Planeje sua estrutura de títulos e subtítulos. Um blog com artigos bem estruturados aumenta o tempo de permanência do visitante.

 

8 — Imagens

Utilize algumas imagens, e quando estiver cadastrando a imagem no post procure cadastrar as informações de texto alternativo, titile e legenda. Texto alternativo é o texto que será exibido caso a imagem não carregue adequadamente. Title é a informação que aparece quando colocamos o mouse em ciam de uma imagem. Legenda são uma ou duas frases que tentam criar uma relação entre a imagem e o texto.

 

9 — Sitemap

Site map. Os sitemaps informam os mecanismos de pesquisa sobre alterações na estrutura do seu site.

 

10 — Url amigável

Trate as urls das páginas do seu site para elas ficarem mais parecidas com isso seusite.com.br/nome-da-pagina do que isso seusite.com.br/%dia30%mes%20ano%202B%20id-do-post
%20titulo%202%20da%203%20.pagina

 

11 — Indexação do site

Verifique se seu site foi indexado. Publicar o site não basta. É importante indexá-lo. Para verificar se o google indexou site faça uma pesquisa por site:seusite.com.br. Ele deverá aparecer nas primeiras posições.

 

12 — Programação do site legível

Quando falamos na parte de programação de um site, estamos falando basicamente de um banco de dados, scripts de página e html. Para os mecanismos de busca, o banco e os scripts não relevância alguma, pois o acesso não é permitido. Já o html sim. Tem a máxima relevância. É a parte do site que os navegadores e mecanismos de pesquisa acessam.

Escrever um html legível é a principal medida técnica que adotamos aqui na Pipeline em relação á search engine. Um html legível e que explica para os robôs do que se trata cada página, e do que se trata cada seções do site é sem dúvida um grande diferencial nas suas campanhas de ranqueamento.

 

13 — Breadcrumbs / Farelos de pão.

Servem para mostrar para o visitante em que página ele está. Você já deve ter visto em algum site/blog um conjunto de links mais ou menos assim:

nomedosite/categoria/nome-do-post

Isto é um breadcrumb. São os farelos de pão que o visitante deve seguir se quiser voltar para home.

 

14 — Velocidade de carregamento

Um site muito lento proporciona uma experiência ruim para os visitantes e perde pontos de ranqueamento. Você pode testar a velocidade de carregamento de seu site no google page speed. Entregamos os sites com boa pontuação.

 

15 — Mobile first

O celular é a nossa principal ferramenta de acesso á internet, portanto é fundamental que seu site seja legível em dispositivos móveis.

Aqui na Pipeline entregamos sites responsivos, que são sites que respondem bem a qualquer tamanho de tela. Desde os maiores imacs até os menores celulares. Seu site oferecerá uma boa experiência para que visitá-lo.




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 2020 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas e assim potencializar as suas oportunidades de negócios.