- – Briefing
1.1 – Seções da página inicial.
Nesta etapa o cliente sinaliza quais serão as seções da home e qual o conteúdo de cada uma delas.
1.2 – Páginas internas
Nesta etapa o cliente informa quantas e quais serão as páginas internas que gostaria de ter em seu site.
Caso ainda não exista clareza sobre a produção do conteúdo do site, você pode dar uma olhada na nossa sugestão de organização de conteúdo que publicamos neste post.
1.3 Referências
Nesta etapa o cliente envia referências de sites que acha interessante. Envia referências de features que deseja que seu site tenha, como um slider de depoimentos, por exemplo.
2 – Layout
2.1 – Sugestões de layout
Com base nas informações brifadas fica sob nossa responsabilidade pesquisar 03 opções de layout no marketplace Themeforrest e enviar para o cliente escolher o que mais agrada.
2.2 – Definição do layout
Após receber as sugestões de layout, o cliente deve decidir qual será o utilizado.
3 – Conteúdo
3.1 – Envio do conteúdo
O cliente envia os textos e imagens de cada seção da página inicial, e de cada página interna.
3.2 – Montagem do layout
Após o recebimento do material que constituirá o conteúdo do site, nós temos um prazo de 10 dias úteis para colocá-lo no layout e enviar para sua avaliação.
4 – Customizações e alterações
O cliente nos informa qual é a página/seção que quer alterar. Depois disso, ele nos envia o novo conteúdo.
Após o recebimento do novo conteúdo, realizamos a alteração e enviamos o layout para avaliação.
O cliente nos informa se aprova o novo conteúdo ou se quer realizar uma nova alteração.
Importante 01
São permitidas 5 alterações por seção da home e 5 por página interna. Fica difícil saber o total de alterações sem saber quantas seções da home e páginas internas o site terá. Mas sem dúvida dará uma ótima margem para customizações e ajustes.
Colocamos este limite porque se com toda essa margem de alterações/customizações o cliente ainda não fica satisfeito com o material, nós entendemos que talvez o cliente ainda não saiba muito bem o que deseja. E, também, para nos protegermos de trabalhos que serão dificilmente concluídos porque o cliente não aprova e acaba estagnando o processo.
Importante 02
Depois da etapa de customizações e alterações, nós iniciamos o desenvolvimento do site. A partir daí não serão mais feitas alterações.
Para explicar o motivo desta prática nós podemos comparar o desenvolvimento de um site com a construção de uma casa. Antes de iniciar a obra é feito todo um planejamento em cima da planta. Com planta aprovada e iniciada a obra fica muito mais complicado mudar uma parede de lugar.
Com os sites acontece praticamente o mesmo. Todo o planejamento é feito em cima do layout. Depois que iniciamos o desenvolvimento fica muito difícil realizar alterações.
Por isso é muito importante que o cliente avalie com atenção as telas do layout antes de aprová-las.
Alterações solicitadas após iniciado o desenvolvimento são brifadas e orçadas a parte.
5 – Desenvolvimento
Com todas as telas aprovadas, nós iniciamos o desenvolvimento do site. Deixamos disponível um link no ambiente de homologação para o cliente poder acompanhar o processo.
Com o desenvolvimento concluído o cliente navegará pelo site para avaliar se as páginas estão conforme o layout.
6 – Publicação
Com o manual entregue, nós publicaremos o site no domínio escolhido pelo cliente, enviamos o manual de utilização e realizamos uma call por vídeo para dar um overview do material que está sendo entregue.
7 – Manutenção
Após o site publicado é necessária toda uma rotina de manutenções mensais para que o material continua performando bem.