Acessibilidade

Imagem que mostra uma vaga de estacionamento preferencial para cadeirante
Trabalhar acessibilidade web é trabalhar inclusão digital.


Quando falamos em desenvolvimento web voltado para SEO estamos falando em construir sites que entreguem de maneira otimizada para a google todo o seu conteúdo para que ela possa avaliar sua relevância. E quando falamos em conteúdo de um site estamos falando basicamente de textos e imagens.

Algo aparentemente simples e corriqueiro. Mas você já se perguntou se uma pessoa com alguma limitação visual consegue contratar alguns de seus serviços através do seu site? Ou se alguma pessoa com alguma dificuldade motora consegue navegar pela sua loja e finalizar uma compra?

Segundo o site https://equalweb.com.br/ mais de 60 milhões de brasileiros tem alguma limitação para navegar na internet. Trabalhar acessibilidade web é trabalhar inclusão digital.

Mas qual sua relação com SEO?

No cálculo do page rank a google leva uma série de critérios em consideração para avaliar o quão relevante é o conteúdo do site. Um deles é a acessibilidade. Quanto mais acessível é o conteúdo, melhor será sua pontuação. Daí a importância de os profissionais de marketing colocarem atenção nas questões de acessibilidade. Este pode estar sendo um gargalo de SEO de suas campanhas e landings.

Desenvolver um site acessível não é tão difícil quanto parece. Hoje em dia existem milhares de ferramentas que testam a cessibilidade e emitem relatórios sobre quais os pontos devem ser melhorados. Mas o ideal é sempre fazer isso durante o desenvolvimento.

Se você constrói um site e deixa para testar sua acessibilidade apenas no final do trabalho você, muito provavelmente, terá pela frente uma lista enorme de erros e problemas de acessibilidade para serem resolvidos. Por isso a boa prática é que você vá testando durante o processo, o que permite realizar correções locais e não cumulativas.

Aqui na pipeline, como somos obcecados por SEO e comunicação com a google, nós desenvolvemos sites acessíveis. Utilizamos a ferramenta Lighthouse (extensão do chrome) para realizar testes de acessibilidade em cada etapa da construção do site, conforme imagem abaixo.

Imagem que mostra o screenshoot do relatório do Lighthouse

Pontuação de acessibilidade de um site que estamos desenvolvendo.

Se você gostou do assunto e quer saber mais sobre inclusão digital nós recomendamos os sites https://equalweb.com.br/ (já citado no artigo) e o https://www.handtalk.me/br/.

“O poder da Web está na sua universalidade. O acesso por todas as pessoas, não obstante a sua incapacidade, é um aspecto essencial.” (Tim Berners-Lee – Criador da World Wide Web e Diretor do W3C)

Acessibilidade é inclusão. E é dever de todos nós que trabalhamos para colocar nossos sites na web construirmos, cada vez mais, uma internet para todos.




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 20204 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas.

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PERGUNTAS FREQUENTES


Ambos. O site é importante para você apresentar todas as informações do seu trabalho de forma agrupada e organizada. Sem falar em toda a credibilidade que ele ajuda criar dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais são importantes para humanizar o empreendimento. Pessoas não se relacionam com empresas, pessoas se relacionam com pessoas. Mas caso haja dúvida sobre por qual deles começar, nós falamos um pouco mais sobre o assunto neste post.

Tráfego de um site se trata de o número de visitas que ele recebe por mês, dia ou semana. Quanto maior o número de visitas, maior o tráfego do site. Tráfego orgânico é aquele em que você não precisa pagar nada para gerá-lo. Se você compartilhar um post do seu blog em alguma rede social e seus amigos clicarem, você gerou tráfego sem gastar nada. Este é o chamado tráfego orgânico. Mas quando falamos em vendas é necessário um volume maior de visitantes, daí a necessidade de se impulsionar os posts nas redes sociais e no google. É necessário que você coloque dinheiro para trazer mais visitas. Todo o tráfego que exige investimentos é chamado de tráfego pago.

Depende do nível de profissionalismo que você procura. Profissionalismo não é uma grandeza binária. É escalar. Não se trata de preto ou branco, mas sim uma enorme escala de cinza. Repare neste post sobre SEO, tudo o que nós embarcamos em um site para que ele performe bem. E se pergunte se é possível fazer tudo isso por R$ 350,00 ou R$ 400,00. Isto não significa dizer que agências que trabalhem com gatilhos de preço sejam amadoras, de forma alguma. Isto é para mostrar que o conceito de “profissionalismo” é muito relativo, e a resposta para esta pergunta é: Depende. Depende do nível de profissionalismo que você procura.


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