LazyLoad

Imagem de um relógio
Atrasar o carregamento de algumas imagens é importante para melhorar a performance


Carregamento demorado, carregamento atrasado.  Ao contrário do que o nome sugere, trabalhar com lazyload é uma das mais importantes estratégias de tratamento de imagens com vistas á performance.

Mas antes de falarmos um pouco mais sobre o lazyload precisamos explicar o que é carregamento antes e depois da dobra. Você sabe o que é a dobra de um site?

Vamos lá.

Chamamos de carregamento antes da dobra  tudo que deve aparecer na tela antes de o usuário dar um scrool no mouse. Vamos imaginar um texto grande como este. Quando o usuário chegar nesta página ele não conseguirá ver todos os parágrafos.  Apenas os primeiros. Para ler todo o texto será necessário usar o scrool do mouse. E isto é o que chamamos de dobra, o primeiro scrool.

Conteúdo antes da dobra, portanto é tudo que aprece no topo da página, antes do primeiro scrool. Conteúdo depois da dobra é o que vai aparecendo conforme o usuário vai “scroolando” pela página.

Isto posto voltemos ao termo lazyload. Carregamento demorado, atrasado se trata de atrasarmos o carregamento das imagens que aparecem depois da dobra. É como se dissemos para o navegador carregar primeiro tudo o que aparece antes da dobra, e deixasse o carregamento das imagens depois da dobra para o final. O ganho de performance está em deixar aquilo é mais demorado para o final.

Existem inúmeras maneiras de se trabalhar o lazyload das imagens. Aqui na Pipeline nós o fazemos de duas formas:

A primeira é setar o atributo loading da tag img, conforme imagem a abaixo:

Imagem que mostra o atributo loading de uma tag img em um trecho html

Destacamos o atributo loading para você identificar.

Mas como nem todas as versões dos navegadores suportam este atributo, para as versões mais antigas nós trabalhamos com biblioteca javascrip ScroolReveal, que além de nos ajudar com o lazyload nos perite fazer algumas animações.




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 20204 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas.

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PERGUNTAS FREQUENTES


Search Engine Optimizantion, que significa otimização para os mecanismos de busca. SEO se trata de todo o conjunto de técnicas e boas práticas necessárias para fazer um site ranquear melhor no google. Lembre-se sempre que o desejado é que seu site apareça na primeira página. SEO é o conjunto de técnicas necessárias para fazer isso acontecer. Neste post apresentamos como tratamos o SEO dos sites produzidos na casa.

Do inglês, página de aterrisagem. Quando vamos trabalhar campanhas de mkt digital, seja no google ou nas redes sociais, não é boa prática trazer os usuários para nossa home page. O ideal é que façamos uma página específica para a campanha. Com gatilhos de escassez, preço, … Esta página é a página onde queremos fazer os usuários “aterrissarem” no nosso site. E ela tem por missão, depois de usuário aterrissar, fazer com que ele toma alguma ação, como uma compra. Por exemplo. Uma landing page é, portanto, uma página que criamos para uma campanha e esperamos que os visitantes aterrizem e tomem alguma ação.

Tráfego de um site se trata de o número de visitas que ele recebe por mês, dia ou semana. Quanto maior o número de visitas, maior o tráfego do site. Tráfego orgânico é aquele em que você não precisa pagar nada para gerá-lo. Se você compartilhar um post do seu blog em alguma rede social e seus amigos clicarem, você gerou tráfego sem gastar nada. Este é o chamado tráfego orgânico. Mas quando falamos em vendas é necessário um volume maior de visitantes, daí a necessidade de se impulsionar os posts nas redes sociais e no google. É necessário que você coloque dinheiro para trazer mais visitas. Todo o tráfego que exige investimentos é chamado de tráfego pago.


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