Múltiplas requisições

Imagem que mostra uma pilha de processos
Quanto menor for o número de requisições, mais rápido será o processamento das informações do site.


Um dos pontos mais importantes no que diz respeito a velocidade de carregamento de um site é número de requisições que ele faz para o servidor. E para entendermos melhor o problema que múltiplas requisições provocam precisamos esclarecer um pouco o que é um servidor e o que é uma requisição.

Servidor de hospedagem é o lugar onde colocamos o site para as pessoas do mundo inteiro possam acessar. Imagine que você foi a uma festa de aniversário e bateu algumas fotos com seu celular. Se você não colocar as fotos em alguma rede social, a única maneira que as pessoas tem de ver (acessar) as fotos é através do seu telefone. Você precisará abriri a foto e mostrar o telefone.

Com os sites acontece a mesma coisa. Precisamos publicar os sites em um lugar que todos possam acessar pela internet. Este lugar é o servidor de hospedagem.

E o conceito de requisição? O que é uma requisição?

Toda vez que você acessa um site, como um e-commerce, por exemplo, o seu navegador faz uma requisição para o servidor. É como se o navegador batesse na porta do servidor dizendo:

“Servidor, por favor me entregue os arquivos deste e-commerce para que eu possa renderizar as informações para o usuário.”

Na verdade, é muito mais técnico, mas para fins didáticos podemos dizer que uma requisição se trata de fazer o seu navegador pedir para o servidor os arquivos de um site.

Acontece que um site é raramente feito de apenas um único arquivo. Quando falamos em desenvolvimento web precisamos de um número muito grande de arquivos para fazer o site funcionar. E é fundamental que possamos entregar todos estes arquivos de maneira otimizada para que os navegadores dos usuários não tenham que ficar pedindo arquivo por arquivo.

Cada requisição leva um tempo para ser solicitada, processada e entregue. Por isso, quando desenvolvemos um site é fundamental que otimizemos a maneira como este site entregará os arquivos para os navegadores.

Aqui na Pipeline trabalhamos com o task runner Grunt. Ele transforma todos os arquivos .js em um único arquivo. Transforma todos os arquivos .css em um único arquivo. Assim, os navegadores que acessam os sites que desenvolvemos recebem apenas 03 arquivos, um .html, um .js e um .css. Além de concatenar, entregamos estes arquivos seguindo as técnicas de boas práticas das comunidades wordpress utilizando as funcions wp_enqueue_style() e wp_enqueue_script().

As técnicas para se trabalhar com o menor número de requisições possível são infinitas. O importante é você dominar o conceito e procurar parceiros que coloquem atenção a isso.




AUTOR

João Goya


Desenvolvedor web com mais de 10 anos de experiência que em 20204 partiu para o empreendedorismo com a missão de ajudar equipes de marketing a dar visibilidade para o trabalho das pessoas.

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PERGUNTAS FREQUENTES


Ambos. O site é importante para você apresentar todas as informações do seu trabalho de forma agrupada e organizada. Sem falar em toda a credibilidade que ele ajuda criar dentro do seu mercado de atuação. As redes sociais são importantes para humanizar o empreendimento. Pessoas não se relacionam com empresas, pessoas se relacionam com pessoas. Mas caso haja dúvida sobre por qual deles começar, nós falamos um pouco mais sobre o assunto neste post.

Do inglês, página de aterrisagem. Quando vamos trabalhar campanhas de mkt digital, seja no google ou nas redes sociais, não é boa prática trazer os usuários para nossa home page. O ideal é que façamos uma página específica para a campanha. Com gatilhos de escassez, preço, … Esta página é a página onde queremos fazer os usuários “aterrissarem” no nosso site. E ela tem por missão, depois de usuário aterrissar, fazer com que ele toma alguma ação, como uma compra. Por exemplo. Uma landing page é, portanto, uma página que criamos para uma campanha e esperamos que os visitantes aterrizem e tomem alguma ação.

Tráfego de um site se trata de o número de visitas que ele recebe por mês, dia ou semana. Quanto maior o número de visitas, maior o tráfego do site. Tráfego orgânico é aquele em que você não precisa pagar nada para gerá-lo. Se você compartilhar um post do seu blog em alguma rede social e seus amigos clicarem, você gerou tráfego sem gastar nada. Este é o chamado tráfego orgânico. Mas quando falamos em vendas é necessário um volume maior de visitantes, daí a necessidade de se impulsionar os posts nas redes sociais e no google. É necessário que você coloque dinheiro para trazer mais visitas. Todo o tráfego que exige investimentos é chamado de tráfego pago.


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