Um dos pontos mais importantes no que diz respeito a velocidade de carregamento de um site é número de requisições que ele faz para o servidor. E para entendermos melhor o problema que múltiplas requisições provocam precisamos esclarecer um pouco o que é um servidor e o que é uma requisição.
Servidor de hospedagem é o lugar onde colocamos o site para as pessoas do mundo inteiro possam acessar. Imagine que você foi a uma festa de aniversário e bateu algumas fotos com seu celular. Se você não colocar as fotos em alguma rede social, a única maneira que as pessoas tem de ver (acessar) as fotos é através do seu telefone. Você precisará abriri a foto e mostrar o telefone.
Com os sites acontece a mesma coisa. Precisamos publicar os sites em um lugar que todos possam acessar pela internet. Este lugar é o servidor de hospedagem.
E o conceito de requisição? O que é uma requisição?
Toda vez que você acessa um site, como um e-commerce, por exemplo, o seu navegador faz uma requisição para o servidor. É como se o navegador batesse na porta do servidor dizendo:
“Servidor, por favor me entregue os arquivos deste e-commerce para que eu possa renderizar as informações para o usuário.”
Na verdade, é muito mais técnico, mas para fins didáticos podemos dizer que uma requisição se trata de fazer o seu navegador pedir para o servidor os arquivos de um site.
Acontece que um site é raramente feito de apenas um único arquivo. Quando falamos em desenvolvimento web precisamos de um número muito grande de arquivos para fazer o site funcionar. E é fundamental que possamos entregar todos estes arquivos de maneira otimizada para que os navegadores dos usuários não tenham que ficar pedindo arquivo por arquivo.
Cada requisição leva um tempo para ser solicitada, processada e entregue. Por isso, quando desenvolvemos um site é fundamental que otimizemos a maneira como este site entregará os arquivos para os navegadores.
Aqui na Pipeline trabalhamos com o task runner Grunt. Ele transforma todos os arquivos .js em um único arquivo. Transforma todos os arquivos .css em um único arquivo. Assim, os navegadores que acessam os sites que desenvolvemos recebem apenas 03 arquivos, um .html, um .js e um .css. Além de concatenar, entregamos estes arquivos seguindo as técnicas de boas práticas das comunidades wordpress utilizando as funcions wp_enqueue_style() e wp_enqueue_script().
As técnicas para se trabalhar com o menor número de requisições possível são infinitas. O importante é você dominar o conceito e procurar parceiros que coloquem atenção a isso.