O que é semântica html?
Antes de explicarmos o que é semântica html precisamos explicar o que é html.
Ao contrário do que muitos pensam, html não é programação, e sim marcação.
É a maneira que os desenvolvedores marcam o texto para informar os navegadores onde os elementos começam e onde eles terminam.
Um parágrafo com um texto em negrito, por exemplo.
É necessário marcar o texto para dizer onde o parágrafo começa. E é necessário também, marcar o texto para dizer onde ele termina.
E dentro deste parágrafo é necessário marcar o início e o fim do trecho em negrito.
Isto posto, voltemos ao x da questão. Porque a semântica html é importante?
Repare que é com o html que informamos os navegadores e os robôs de busca do que se trata cada elemento do nosso site.
Quando mais correta for a sua semântica, mais compreensível será o seu conteúdo.
E isso repercute bastante nas suas campanhas de ranqueamento no google.
Lembre que a missão da google é entregar para quem fez a pesquisa o conteúdo mais relevante.
Se os robôs de pesquisa da google não conseguem compreender o html do seu site como eles vão avaliar sua relevância?
Html semântico é um diferencial importante dentro de suas campanhas de marketing digital.
Você pode testar a semântica de seu site utilizando a ferramenta da w3c.
- Acesse o link: https://validator.w3.org/
- Cole o endereço do seu site no campo adress.
- Clique em CHECK.
A w3c apresenta um relatório com os erros e alertas sobre a semântica de seu site.
É muito difícil desenvolver um site e fazer com que ele não gere nenhum alerta (warning).
O que sugerimos é que você preste atenção nos erros.
Os erros sim, são fundamentais que sejam corrigidos.
Para ilustrar colocaremos duas imagens. Uma do relatório gerado com o site da Pipeline e outra de um relatório gerado com outro site qualquer. Veja que no da Pipeline existem apenas alguns warnings. E no outro, muitos erros.
Portanto, pessoal, após explicado o que é html, o que é semântica e sua importância concluímos este post reforçando que o ideal é ter erros zero e o menor número de warnings possível.
Se seu site tiver mutos erros sugerimos que você coloque atenção.
Este pode estar sendo o gargalo se suas campanhas.